Emprego|Estação das Docas

Emprego|Estação das Docas
Restaurantes da Estação das Docas contrataram mais funcionários para dar conta da demanda | Foto: Antônio Melo

Os bares e restaurantes apresentaram números positivos relacionados à trajetória na geração de empregos em todo o território brasileiro. Segundo dados oficiais da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em 2023 o setor criou 170 mil novos postos de trabalho, entre os cargos de garçom e chefe de cozinha. Os números se baseiam em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os novos empregos gerados representam o aumento de 3,3%, em relação ao ano passado, assim como o aumento acima da média nacional de empregos entre todos os setores, que apresentou 0,9% de alta. Além disso, os números positivos elevaram para 5,5 milhões de pessoas empregadas nos bares e restaurantes brasileiros.

O surgimento de empregos no ramo da alimentação fora do lar tem sido constante, desde o controle da pandemia da Covid-19, em 2022, quando naquele ano foram registrados mais de 150 mil novos postos. E essa recuperação do setor também tem sido observada em Belém, evidenciada pelo surgimento, inclusive, de novos estabelecimentos que, consequentemente, resultaram na contratação de mais funcionários.

O restaurante Zio é um dos que se enquadra nesse contexto, uma vez que surgiu logo após o controle da pandemia na Estação das Docas. O estabelecimento já possuía uma unidade num dos shoppings centers da cidade, o que evidencia a recuperação do setor e, por sua vez, o surgimento de novos empregos. “Estamos funcionando há mais de 2 anos e, durante esse tempo, temos contratado novos funcionários que, somente nesta unidade, são cerca de 50 pessoas. Temos essa necessidade de contratar, já que o movimento tem sido bom”, disse Anderson Joard, maitre do restaurante.

EXPECTATIVA

A mesma geração de empregos foi registrada no restaurante Marujos, que também funciona dentro da Estação das Docas. Segundo a direção do estabelecimento, em 2023, a motivação de novas contratações se deve ao faturamento, que aumentou em 20%, sobretudo no segundo semestre do ano. “Em função disso, tivemos que aumentar em 20% a contratação de novos funcionários com carteira assinada e, em períodos de alta temporada, até a contratação de temporários”, declarou Patrick Moraes, gerente.

E a expectativa do setor continua positiva para este ano, uma vez que as datas comemorativas serão novamente celebradas e, de maneira mais especial, em 2025, uma vez que Belém sediará grandes eventos, como a COP-30 que é o maior evento climático do mundo e irá reunir milhares de pessoas de outros países.

“A gente trabalha com essa expectativa já neste ano, pois iremos inovar cada vez mais serviços já em preparação para 2025, por causa da COP. E, no ano específico deste evento internacional, vai requerer mais contratações, mas seremos mais exigentes, dando preferência para pessoas mais qualificadas principalmente se souber falar inglês. Na realidade, serão anos promissores, pois teremos aumento de faturamento devido a alta demanda, o que estará associado a necessidade de fazermos mais contratações”, completou Patrick.

Nesse contexto, o setor também vai garantir a manutenção dos empregos ou empregados existentes, sobretudo os que começaram recentemente no ramo. “Estou há 8 meses como garçom e, graças a Deus, atendemos muitos clientes quase todos os dias, principalmente aos finais de semana. Estou ciente da força que nossa culinária tem e como faz sucesso com os turistas. Por isso, tenho procurado me qualificar, como estudando inglês para saber me comunicar com cliente estrangeiro, que sei que será importante, ainda mais com esses eventos internacionais que Belém vai receber”, concluiu Jefferson Santana, 28 anos, garçom.

Fonte: Diário Online