Belém|Reajuste|Servidores Públicos

Belém|Reajuste|Servidores Públicos
Manifestantes bloquearam a avenida Nazaré, em Belém. — Foto: Juliana Bessa / g1 Pará

Ao menos duas vias foram ocupadas: a Presidente Vargas e a Nazaré, no centro da cidade. Entre as reivindicações, os servidores exigem salário mínimo no vencimento base e vale alimentação.

Servidores municipais bloquearam avenidas de Belém nesta sexta-feira (15). Os manifestantes são de diversos setores e pedem melhorias nas condições de trabalho, mesmo após a proposta de reajuste salarial comunicado pela prefeitura na quinta (14).

Entre as reivindicações, os servidores exigem salário mínimo no vencimento base e vale alimentação. Durante os discursos, uma das representantes afirmou que os participantes do protesto apenas sairiam do local com uma resposta positiva da prefeitura.

Ao menos duas avenidas movimentadas foram ocupadas: a Presidente Vargas e a Nazaré, no centro da cidade.

Nesta quinta-feira (14), primeiro dia de concentração dos servidores, a gestão municipal comunicou, após reunião com o Fórum de Sindicatos e Entidades Representativas do Município de Belém, que haverá reajuste para todos os funcionários públicos da esfera.

Segundo a prefeitura, os valores apresentados foram resultado dos estudos realizados a partir da compatibilidade da proposta com a realidade fiscal do município, incluindo as readequações orçamentárias e os limites legais.

Porém, os trabalhadores não concordam com a proposta e retomaram o protesto nesta sexta (15). Após cerca de duas horas de bloqueio total na avenida Nazaré, um das faixas foi liberada ao tráfego.

Proposta

O governo propõe, para 2024, a universalização do percentual de reajuste, sendo atribuído a todos os servidores, a partir do mês de maio, um aumento salarial de 3,71%, inclusive para o magistério, que obtém, com essa proposta, um reajuste acima do obtido nacionalmente, de 3,62%.

Ao mesmo tempo, para os servidores da Fundação Papa João XIII (Funpapa), o governo informou que procederá o realinhamento da tabela da carreira dos servidores, que implica em um reajuste de 4,52% a 9,5%, a partir do mês de maio.

Fonte: G1 Pará